A Quinta do Fijó localiza-se em Arcos de Valdevez, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
Enquadrada numa paisagem rural que convida ao descanso e ao contacto próximo com a Arte Equestre, a Quinta do Fijó dispõe de um alojamento, preparado com todo o conforto necessário para a sua estadia. A proximidade com a natureza confere a este lugar uma beleza natural única.
Na nossa quinta temos um conjunto de atividades para si, tais como: alojamento, passeios a cavalo e aulas de equitação.
Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) este parque foi criado em 1971 e integra a Rede Nacional de Áreas Protegidas, gerida pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.
Possui ecossistemas relativamente extensos e pouco alterados pelo Homem, uma grande biodiversidade e valores naturais de interesse para a conservação. Ocupa uma área com cerca de 70 mil hectares, distribuídos por cinco concelhos: Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre. Geograficamente, abrange o Planalto de Castro Laboreiro e o Planalto da Mourela. Entre os dois situam-se as serras da Peneda, Soajo, Amarela e Gerês.
É o único Parque Nacional em Portugal.
O garrano tem a sua origem no cavalo Ibérico pré-histórico que era característico das regiões montanhosas do norte da Península Ibérica.
Animal de pequena estatura, garrote baixo e dorso reto, o Garrano teve em tempos idos, um valor reconhecido como cavalo de sela, no transporte de pessoas e bens, nos trabalhos agrícolas mas, perdidas estas aptidões, abandonado nas nossas serras do Minho, condenou-se à quase extinção.
Atualmente a Raça Garrana é Candidata a Património Nacional, visando assegurar a manutenção de um recurso biológico insubstituível. Para Maria do Mar Oom, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Embaixadora da Raça na candidatura, a raça autóctone Garrana, para além da sua relevância a nível histórico e cultural, é um importante reservatório de variabilidade genética nacional.
(+351)963 794 266*
*Chamada para rede móvel nacional